About the Festival

From September 28th to October 1st in Mação, Portugal.

The Cortiçada Art Fest - EEA Grants Wood Edition is a free festival that celebrates the relationship between the community and its landscape! We will have the presence of architects Sami Rintala, Camilo Rebelo, and the MAG team to lead workshops and various activities in Mação! Come to the interior of the country to experience the self-construction techniques guided by Sami Rintala using two natural resources from our forest: wood and cork.

Come and participate in this unique opportunity to learn by doing and think about the future development of our territory, with lots of celebration, the premiere of the short film "dos lugares com as pessoas" and some more surprises!

download the schedule

Convidados


SAMI RINTALA / Workshop My Forest is My Home

Rintala Eggertsson Architects Bödo, sediada na Noruega, está representada na iniciativa bilateral Experiment Land Stage pelo arquiteto Sami Rintala. Esta empresa baseia as suas atividades no design de mobiliário, projetos de arte pública, arquitectura, planeamento e ensino. Uma característica importante na prática da Rintala Eggertsson são os seus workshops de construção à escala 1:1 com estudantes e clientes. Sami Rintala leciona na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) o curso de arquitetura "Design in Context". Ocupando o espaço entre a arquitetura e a arte pública, o seu trabalho tem sido instalado no Museu Victoria and Albert em Londres, no Museu MAXXI em Roma e na Bienal de Veneza, e tem sido amplamente publicado, como nas revistas A+U, Wallpaper, Architectural Review, Blueprint, Domus e The New York Times. O seu trabalho tem sido descrito como narrativo e conceptual. O resultado final é uma interpretação em camadas dos recursos físicos, mentais e poéticos do local.

Rintala Eggertsson Architects tem projetos desenvolvidos nos cinco continentes. Apesar dos diferentes contextos geográficos, o desejo de experimentar o potencial dos materiais naturais e característicos de cada lugar permanece. Sami já liderou mais de 200 workshops de auto-construção em todo o mundo. Vem aprender com a sua experiência em implementar práticas sustentáveis em diferentes locais do planeta e utilizar madeira na construção deste abrigo temporário. Depois de coordenar o evento "Event Experiment Land Stage" na Noruega no início de Setembro, Sami vem até Portugal para orientar o workshop de 3 dias "My Forest is my Home" em Mação.

descobre a mensagem que o Sami tem para ti



CAMILO REBELO / Workshop Wood Model Practices

Camilo Rebelo & Associados, Lda, representado por Camilo Rebelo, arquitecto premiado e frequentemente convidado para eventos internacionais, nasceu no Porto em 1972. Frequentou a Escola Alemã do Porto e obteve o seu diploma na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 1996. Trabalhou com Eduardo Souto Moura entre 1994/98 e com Herzog & de Meuron entre 1998/99. Lecionou na Faculdade de Arquitectura e na Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade do Porto, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Navarra (ETSAUN) e na Accademia di Architettura di Mendrisio. Desde 2015, possui um estúdio de pesquisa, Arquitetura e Paisagem, no Politécnico de Milão. O seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios nacionais e internacionais, incluindo o Bauwelt Award, o Baku UIA Award e o Douro Valley Award, bem como nomeações para o Prémio SECIL, o Prémio BSI Swiss e o Prémio EU Mies. A casa Ktima foi escolhida pela BBC2 para ser apresentada num documentário sobre as casas subterrâneas mais extraordinárias do mundo.

A sua área de pesquisa tem sido principalmente focada na relação entre a arquitetura e a natureza, ligando contextos urbanos e áreas de paisagem natural protegida e classificada. O tema dos materiais, a atmosfera, a transformação dos processos construtivos e a urgência dessa transformação tornar-se cada vez mais sustentável, são predominantes no seu trabalho e convergem com os objetivos desta parceria. Neste festival poderás aprender com o arquitecto Camilo Rebelo a promover práticas construtivas de interação sustentável com a natureza, com um workshop sobre a prática da arquitectura e o diálogo com os recursos naturais da floresta.

sabe mais



MARTA AGUIAR / Coordenação

MAG - Marques de Aguiar, Arquitectura e Urbanismo, Lda é uma empresa portuguesa de arquitetura e urbanismo, sediada no Porto, fundada pela arquitceta Marta Aguiar. A MAG desenvolve trabalhos arquitetónicos, design, curadoria de exposições e projetos de transformação do território. Favorecem o potencial de uma estrutura corporativa (pequena), pois é mais eficiente em fornecer uma resposta imediata com um design de qualidade e, a longo prazo, apropriar-se e habitar espaços. Em 2018, esta empresa começou a produzir obras de arte e participou na 13a Bienal de Havana com duas peças: Magmashell e Lowtide. Durante este projeto, a MAG desenvolveu a experiência de trabalhar com grandes empresas como a Vista Alegre na produção de protótipos. Em 2019, o projeto "Cortiçada Art Fest - Festival de Experiências Artísticas na Paisagem", promovido pela MAG e financiado pela DGArtes, lançou a primeira rota turística com obras de arte na paisagem nos municípios de Oleiros (Moongate), Proença-a-Nova (Farol dos Ventos) e Sertã (Véu). Em 2021, com a inauguração de duas novas obras de arte da MAG com Sofia Aguiar, em Proença-a-Nova, a rota turística "Nas Linhas de Água" reafirmou o método do projeto Experimenta Paisagem (MEP). Neste momento o projecto está a ganhar uma escala internacional, transformando-se no Museu Experimenta Paisagem (MEP), uma plataforma que promove projetos e obras de transformação do território através da valorização dos recursos paisagísticos. O ponto de partida para a transformação do território é a valorização e intensificação do uso da paisagem através de obras de arte contemporânea ao ar livre. Além das cinco obras de arte permanentes e dois trilhos, o projeto aplica um método de ação estruturado na avaliação dos valores do património construído, cultural e ambiental e no envolvimento das comunidades.

A MAG promove o MEP e nesta iniciativa atua como coordenadora, responsável pela curadoria, programação, imagem e comunicação, utilizando processos participativos e eventos presenciais e digitais de envolvimento. A experiência da MAG em projetos de transformação territorial ancorados em recursos endógenos para reforçar os valores do património do centro de Portugal estará focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a utilização e aplicação de recursos naturais, como madeira e cortiça. Assim como na criação de diálogos entre estudantes, cidadãos, investigadores, arquitetos, designers, carpinteiros, fornecedores e decisores políticos, com o objectivo de reflectir sobre o potencial da floresta portuguesa.

sabe mais



Informações úteis

  • Datas inscrições:
    • até 27 de Julho - caução de 25e*
    • a partir de 28 de Julho - caução de 35e*
  • Ponto de recolha em Coimbra: Rede Expressos 📍⤴
  • Local do evento em Mação: Jardim dos Peixinhos 📍⤴
  • O Cortiçada Art Fest garante estadia a todos os participantes (mediante inscrição) no Pavilhão Desportivo de Mação.
    • Todos os inscritos devem trazer colchonete, saco-cama, prato, caneca e talheres.
  • Material que os participantes devem levar para o workshop: luvas, viseiras, material desenho, fita métrica, martelo, serra manual;

* a caução serve apenas para garantir o teu lugar e será totalmente devolvida no primeiro dia do festival para o teu MBway.

Contacto: info@corticadaartfest.pt / 22 490 1265



Weekend
Back
pt